IPVA 2023 vai ficar mais caro por valorização dos carros usados; saiba como calcular
Imposto deve aumentar 8,1%, em média; inflação é mais baixa do que a registrada em 2021

Parece déjà vu, mas não é: o Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) 2023 vai ficar ainda mais caro. E o motivo não está na mudança da alíquota cobrada pelos governos estaduais, mas na hipervalorização dos carros usados e seminovos.

Antes de entender esse fenômeno, vale lembrar que o valor do IPVA é referente a uma porcentagem (que varia de 2% a 4%, conforme o estado) sobre o valor venal do carro, ou seja, o preço do usado de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Todo ano, o imposto é formado com base no valor da Fipe do mês de setembro do ano anterior.

Em uma situação normal, o tributo sobre o veículo ficaria mais barato de ano para ano, devido à desvalorização do usado. Porém, durante a pandemia, os usados hipervalorizaram. Entre 2020 e 2021, o carro usado ficou cerca de 25% mais caro, e essa inflação se refletiu no IPVA 2022. Mesmo que você não tenha trocado de carro, deve ter percebido que o valor do imposto subiu.

Em setembro deste ano, porém, o preço deste mesmo veículo na Fipe era de R$ 63.674. Com a mesma alíquota de 4%, o HB20 será tributado em R$ 2.546,96, um aumento de 9,5%

Publicado em 22/11/2022 ás 18:11