Aguarde, processando...

Prefeitura Municipal de Souto Soares-BA

Transparência da Prefeitura de Souto Soares-BA

Diário Oficial do Município

Prefeitura Municipal de Souto Soares-BA - Diário Oficial do Município

Portal da Transparência

Prefeitura Municipal de Souto Soares-BA - Portal da Transparência

Prefeitura Municipal de Souto Soares-BA - Esic - Sistema de Informações ao Cidadão

Prefeitura Municipal de Souto Soares-BA - Esic - Sistema de Informações ao Cidadão

Prefeitura Municipal de Souto Soares-BA - Acesso à Informação

Prefeitura Municipal de Souto Soares-BA - Acesso à Informação

Prefeitura de Souto Soares-BA no Combate ao Novo Coranavírus

SOUTO SOARES QUER O TOPO

Em conformidade com:
LAI (Lei 12.527/2011) no art. 8º, §1º, I Veja mais em Mapa da Lei
SOUTO SOARES QUER O TOPO
Terceiro maior Ideb do território da Chapada Diamantina e nono no estado

SOUTO SOARES QUER O TOPO

Terceiro maior Ideb do território da Chapada Diamantina e nono no Estado, o município de Souto Soares levou para sua Jornada Pedagógica o desafio de conquistar a posição de número um na educação baiana. A presença do prefeito André Luiz, também professor, na mesa de abertura, ao lado do secretário da Educação, Luciano Macena, foi um sinal do comprometimento da gestão com a meta traçada pelos educadores. "Como professor, sei das dificuldades, mas vamos conseguir superar", disse o prefeito.
A Jornada aconteceu no salão paroquial da cidade durante toda a segunda-feira 4 de fevereiro, com a presença maciça do professorado da rede municipal, pais, estudantes e lideranças comunitárias. Representando os estudantes, Kaoane, aluna do Fundamental I, e já apaixonada pela leitura: devorou 108 livros no ano passado.
Souto Soares está na rede ICEP desde o surgimento do Projeto Chapada, que deu origem ao Instituto. A posição destacada no Ideb carrega mudanças mais profundas do que os números sugerem desde 2007, quando as metas começaram a ser superadas - o município conseguiu 5,9 em 2017, bem acima da meta de 4,4.
"Hoje nós temos 100% de alunos assíduos, zeramos a repetência e vimos o poder transformador da educação em nossa comunidade", diz o secretário Macena. Ele credita a melhoria dos serviços de saúde e a redução dos indicadores de violência ao avanço na educação pública municipal. "Vocês podem até me achar ousado, mas a nossa meta é o primeiro lugar na Chapada e na Bahia", conclui Luciano Macena, confiando na qualidade e comprometimento do professorado e no engajamento das famílias na interação com as escolas.
FORMAÇÃO CONTINUADA
A equipe técnica da Secretaria de Educação não faz secredo da fórmula de sucesso para seguir avançando: formação continuada. "Vimos refletindo nos espaços de formação sobre os resultados das avaliações externas e internas de cada escola", explica a diretora pedagógica, Zaira Barbosa. Com base nessas reflexões, explica Zaira, a rede vai aprofundar as atividades formativas, a exemplo da própria Jornada, que teve a participação da presidente do ICEP, Cybele Amado.
ICEP PRESENTE NAS JORNADAS
A experiência dos territórios colaborativos, protagonizada pelos municípios da Chapada, foi o tema da palestra de Cybele Amado. Objeto de pesquisas acadêmicas que resultaram no conceito de Arranjos de Desenvolvimento Educacional (ADE), as práticas colaborativas colocaram o território da Chapada Diamantina na liderança dos indicadores da educação na Bahia. 
Cybele mostrou o resultado prático do investimento continuado na educação, para além de mandatos e partidos, em três perguntas para a platéia. Poucas mãos se levantaram quando ela perguntou quem tinha pais que tinham concluído o ensino médio. Ao perguntar pelos avós, ninguém ergueu o braço, sinalizando a exclusão do passado. Mas a maioria ergueu o braço quando a educadora perguntou quem, entre os presentes, concluíu um curso superior. Cybele Amado finalizou sua defesa do trabalho colaborativo citando o geógrafo Milton Santos, baiano de Brotas de Macaúbas que ganhou reconhecimento mundial pelos seus estudos: "a força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.
O ICEP esteve presente também nas jornadas pedagógicas de Morro do Chapéu, representado pela coordenadora Pedagógica Territorial, Gislayne Araújo. Janara Botelho e Claudilson dos Santos representaram o Instituto Chapada em São Félix do Coribe.

Editais de Licitação da Prefeitura de Souto Soares-BA

Baixar Edital de Pregão Eletrônico Nº 003/2021

Seleção das melhores propostas de Preço para Contratação de Empresa do Ramo, para Aquisição de...

Baixar Edital de Concorrência Nº 001/2021

Contratação de Pessoa Jurídica Especializada em Prestação de Serviços Terceirizados e de Natureza...

Baixar Edital de Pregão Eletrônico Nº 002/2021

Seleção das melhores propostas de Preço para Contratação de Empresa do Ramo, para aquisição de 02...

Baixar Edital de Pregão Eletrônico Nº 001/2021

Seleção das melhores propostas de Preço para, Contratação de Empresa do Ramo, para fornecimento de...

Baixar Edital de Pregão Presencial Nº 001/2021

Constitui objeto desta Licitação a contratação de empresa especializada para fornecimento de Link...

Baixar Edital de Chamada Pública Nº 003/2020

Credenciamento de pessoas físicas e/ou jurídicas para prestação de serviços no preparo e...

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados .

Sim, eu aceito. Não, eu não aceito.