Prefeitura Municipal de
Souto Soares

quicksearch
Confira Todas as Notícias

#Eleições2022: Lula lidera intenções de voto na Bahia com 56% contra 25% de Bolsonaro

#Eleições2022: Lula lidera intenções de voto na Bahia com 56% contra 25% de Bolsonaro
Ao todo, foram entrevistadas 1.526 pessoas com 16 anos ou mais de forma presencial, em 72 municípios baianos, entre os dias 6 e 9 de junho deste ano.

O ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), lidera as intenções de voto na Bahia para o Palácio do Planalto com 56,04%, segundo pesquisa do Informe Baiano/Séculos divulgada nesta segunda-feira (13). Em segundo lugar aparece Jair Bolsonaro (PL), com 25,75%, e Ciro Gomes aparece na terceira posição, com 7,34%.

Logo depois aparecem: Simone Tebet com 0,52%; Luciano Bivar com 0,39%; André Janones com 0,33%; Felipe D`Ávila com 0,20%; Vera Lúcia com 0,13%; Eymael com 0,13%; Leonardo Péricles com 0,13%; Pablo Marçal com 0,07%; Sofia Manzano com 0,07%; Nenhum/nulo somam 3,93% e não sabem/não opinaram são 4,98%.

Ao todo, foram entrevistadas 1.526 pessoas com 16 anos ou mais de forma presencial, em 72 municípios baianos, entre os dias 6 e 9 de junho deste ano. A margem de erro da amostragem é de 2,5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BR-07002/2022. Jornal da Chapada com informações de Informe Baiano.



Publicado em 15/06/2022 ás 08:06
Ver completa.

Putin tem plano de fome para vencer guerra e desestabilizar Europa, avalia Timothy Snyder

Putin tem plano de fome para vencer guerra e desestabilizar Europa, avalia Timothy Snyder
Historiador vê paralelos em Hitler e Stalin na estratégia do presidente russo para controlar agricultura na Ucrânia com bloqueio de portos no Mar Negro.

O alerta para um novo estágio de colonialismo e o mais recente capítulo da política da fome veio do historiador americano Timothy Snyder, num extenso tópico publicado no sábado (11) no Twitter: “A Rússia tem um plano de fome. Vladimir Putin está se preparando para matar de fome grande parte do mundo em desenvolvimento como o próximo estágio de sua guerra na Europa.”

Professor de Yale, especializado em Europa Central e Oriental, ele traçou três níveis na estratégia de Putin para matar asiáticos e africanos de fome e vencer a guerra na Ucrânia: destruir o Estado ucraniano, cortando suas exportações; gerar uma onda de refugiados do Norte da África e do Oriente Médio, regiões que são alimentadas pela Ucrânia, o que causaria instabilidade na UE; e desencadear uma campanha de propaganda russa para responsabilizar o país invadido pela fome mundial.

“Quando os distúrbios começarem e a fome se espalhar, a propaganda russa culpará a Ucrânia e exigirá que os ganhos territoriais da Rússia na Ucrânia sejam reconhecidos e que todas as sanções sejam levantadas”, prevê o historiador.

No ranking mundial, a Ucrânia aparece como o quinto maior exportador de trigo, o quarto maior de milho e o maior de óleo de girassol. O bloqueio do porto em Odessa pela Rússia, assim como a destruição de silos e equipamentos agrícolas, vêm impedindo a exportação da safra, destinada, sobretudo, a países da África e do Oriente Médio.

O controle da agricultura ucraniana, para provocar o que o historiador Snyder chamou de horror da fome, encontra paralelos em ações patrocinadas por Josef Stalin e Adolf Hitler. Ele observa que o ditador nazista desejava redirecionar os grãos ucranianos da União Soviética para a Alemanha, na esperança de matar de fome milhões de cidadãos soviéticos. Já a agricultura coletivizada promovida pelo ditador soviético matou cerca de quatro milhões de ucranianos, que acabaram sendo responsabilizados pela campanha de propaganda russa.

A escassez de alimentos parece servir a Putin como tática de guerra. “A política de memória russa preparou o caminho para um plano de fome do século 21. Dizem aos russos que a fome de Stalin foi um acidente e que os ucranianos são nazistas. Isso faz com que roubo e bloqueio pareçam aceitáveis”, escreveu Timothy Snyder.

Suas projeções coincidem com o panorama de volatilidade traçado no mês passado por David Beasley, diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, e mais recentemente no Fórum Mundial de Davos

No seu entender, a guerra de Putin na Ucrânia desencadeou a maior crise humanitária desde a Segunda Guerra, agora agravada pelo bloqueio de portos no Mar Negro: 325 milhões de pessoas correm o risco de passar fome como resultado e se somarão aos 43 milhões de pessoas que já enfrentam o problema.

“A não abertura dos portos na região de Odessa será uma declaração de guerra à segurança alimentar global. E resultará em fome, desestabilização e migração em massa em todo o mundo”, advertiu.

A pressão de Putin começa a funcionar. No início do mês, o chefe da União Africana, Macky Sall, correu para a Rússia e apelou ao presidente para facilitar a exportação de cereais e fertilizantes, já que 40% do trigo consumido pela África vêm da Rússia e da Ucrânia. “Os países africanos são vítimas inocentes da guerra na Ucrânia, e a Rússia deve ajudar a aliviar seu sofrimento”, afirmou.

Nove décadas após o Holodomor, ou genocídio pela fome, imposto por Stalin aos ucranianos, uma nova ameaça de insegurança alimentar, com potencial devastador, parte do Kremlin.



Publicado em 15/06/2022 ás 08:06
Ver completa.

Veículo atropela multidão em Berlim e deixa cerca de 30 feridos e um morto

Veículo atropela multidão em Berlim e deixa cerca de 30 feridos e um morto
Incidente ocorreu perto do local onde ocorreu um ataque fatal em 19 de dezembro de 2016.Suspeito foi preso, segundo polícia local. Cinco pessoas estão em estado grave, afirma polícia.

Um carro invadiu uma rua uma multidão de Berlim, matando uma pessoa e ferindo pelo menos outras 30 na manhã desta quarta-feira (8), disse um porta-voz do Corpo de Bombeiros da capital alemã.

Um suspeito de ser o motorista foi detido, mas a polícia ainda não informou se sabe . Ainda não se sabe se foi um acidente ou se o atropelamento foi proposital. Além da vítima fatal, outras cinco pessoas estão em estado grave, afirmaram os bombeiros.

O ator John Barrowman, da série "Doctor Who", presenciou o atropelamento. "Não parecia ser uma acidente. Muitas pessoas estavam feriadas no chão", relatou à CNN.

O incidente ocorreu perto do mercado de rua Kurfuerstendamm, onde em 2016 o tunisiano Anis Amri sequestrou um caminhão, matou o motorista e o jogou em um mercado de Natal lotado no oeste de Berlim, matando mais 11 pessoas e ferindo dezenas de outras.



Publicado em 08/06/2022 ás 08:06
Ver completa.

Fome no Brasil: número de brasileiros sem ter o que comer quase dobra em 2 anos de pandemia

Fome no Brasil: número de brasileiros sem ter o que comer quase dobra em 2 anos de pandemia
Cerca de 33,1 milhões de brasileiros vivem em situação de fome, 14 milhões a mais que em 2020. Quadro é equivalente ao da década de 1990.

A fome avança cada vez mais rápido pelo Brasil. Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (8) mostra que o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.

Em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país.

Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

O 1º inquérito, divulgado em abril do ano passado, estimava em 19 milhões o total de brasileiros que não tinham nada para comer em 2020, cerca de 9 milhões a mais que em 2018, quando essa população somava 10,3 milhões de pessoas.

A crise provocada pela pandemia do coronavírus está diretamente relacionada ao avanço, ainda maior, da fome nos últimos dois anos

“A pandemia surge neste contexto de aumento da pobreza e da miséria, e traz ainda mais desamparo e sofrimento. Os caminhos escolhidos para a política econômica e a gestão inconsequente da pandemia só poderiam levar ao aumento ainda mais escandaloso da desigualdade social e da fome no nosso país”, apontou Ana Maria Segall, médica epidemiologista e pesquisadora da Rede PENSSAN.

‘Quadro perverso’: três décadas de retrocesso
“O país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990”, destacou a rede PENSSAN ao divulgar o resultado de seu segundo inquérito. O levantamento anterior havia apontado que o cenário da fome no país remontava ao que era observado em 2004.

“A continuidade do desmonte de políticas públicas, a piora no cenário econômico, o acirramento das desigualdades sociais e o segundo ano da pandemia da Covid-19 tornaram o quadro desta segunda pesquisa ainda mais perverso”, enfatizou a entidade.

De acordo com a rede PENSSAN, a pesquisa foi realizada entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir de entrevistas feitas em 12.745 domicílios, distribuídos em áreas urbanas e rurais de 577 municípios das 27 unidades da federação – 26 estados mais o Distrito Federal.

A metodologia da pesquisa considerou a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), a mesma utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para mapear a fome no país.

A Ebia classifica a segurança alimentar como sendo o acesso pleno e regular aos alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Já a insegurança alimentar é classificada em três níveis - leve, moderada e grave – da seguinte maneira:

Insegurança alimentar leve: há preocupação ou incerteza quanto acesso aos alimentos no futuro, além de queda na qualidade adequada dos alimentos resultante de estratégias que visam não comprometer a quantidade de alimentação consumida.
Insegurança alimentar moderada: há redução quantitativa no consumo de alimentos entre os adultos e/ou ruptura nos padrões de alimentação.
Insegurança alimentar grave: há redução quantitativa de alimentos também entre as crianças, ou seja, ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre todos os moradores do domicílio. Nessa situação, a fome passa a ser uma experiência vivida no lar.

Insegurança alimentar
A pesquisa mostrou que 125,2 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, número que corresponde a mais da metade (58,7%) da população do país.

Na comparação com 2020, a insegurança alimentar aumentou em 7,2%. Já em relação a 2018, o avanço chega a 60%.

De acordo com o coordenador da Rede PENSSAN, a perda da segurança alimentar no Brasil está diretamente relacionada à atuação governamental.

“As medidas tomadas pelo governo para contenção da fome hoje são isoladas e insuficientes, diante de um cenário de alta da inflação, sobretudo dos alimentos, do desemprego e da queda de renda da população, com maior intensidade nos segmentos mais vulnerabilizados”, apontou.

Maluf enfatizou que as políticas públicas de combate à extrema pobreza desenvolvidas entre 2004 e 2013 restringiram a fome a apenas 4,2% dos domicílios brasileiros.

Retrato da fome no Brasil
De acordo com a pesquisa, na média, cerca de 15% das famílias brasileiras enfrentam a fome atualmente. Fatores regionais e sociais, no entanto, agravam a situação.

As estatísticas apontam que a fome:

é mais presente entre as famílias que vivem no Norte (25,7%) e no Nordeste (21%);
é maior nas áreas rurais, onde atinge 18,6% dos domicílios;
é realidade na casa de 21,8% de agricultores e pequenos produtores;
saltou de 10,4% em 2020 para 18,1% em 2022 entre os lares comandados por pretos e pardos;
atinge 19,3% dos lares sustentados por mulheres e 11,9% dos chefiados por homens;
em relação a 2020, mais que dobrou entre os domicílios com crianças menores de 10 anos de idade;
é maior nos domicílios em que a pessoa responsável está desempregada (36,1%);
saltou de 14,9% para 22,3% nos domicílios sustentados por pessoa com baixa escolaridade;

Publicado em 08/06/2022 ás 08:06
Ver completa.

Operação conjunta na Vila Cruzeiro tem 21 mortos

Operação conjunta na Vila Cruzeiro tem 21 mortos
Uma mulher atingida por uma bala perdida está entre as vítimas. Agentes buscavam prender chefes do Comando Vermelho escondidos no complexo e foram recebidos a tiros por volta das 4h. Houve relatos também de tiros no Complexo do Alemão. Treze escolas da região estão fechadas.

Pelo menos 21 pessoas morreram durante um confronto na Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio, e regiões próximas na madrugada desta terça-feira (24).

A Polícia Militar afirma que 11 mortos eram suspeitos. Um outro homem, ainda sem identificação, chegou morto ao Getúlio Vargas nesta tarde.

Alem deles, uma moradora também morreu, vítima de bala perdida. Gabrielle Ferreira da Cunha, de 41 anos, foi baleada e morta na entrada da Chatuba, que fica ao lado da Vila Cruzeiro.

Outros dois homens, que são considerados suspeitos pela polícia, foram baleados e passam por cirurgia no Getúlio Vargas. Mais duas pessoas deram entrada na unidade nesta tarde, levados pela Polícia Rodoviária Federal. Um mulher, que está lúcida, e um homem inconsciente, com um ferimento na barriga.

Além delas, um policial civil foi ferido por estilhaços de bala no rosto durante perícia no local. Sérgio Silva Rosário passa bem.

Moradores relataram que começaram a ouvir tiros às 4h. Houve relatos também de tiros no Complexo do Alemão, onde bandidos tentavam usar uma estrada de terra como rota de fuga.

Treze escolas da rede municipal dos complexos da Penha e do Alemão precisaram ficar fechadas devido ao confronto, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Em fevereiro, outra operação conjunta das polícias Militar e Rodoviária Federal (PRF) na Vila Cruzeiro deixou pelo menos oito mortos.

Segundo a PM, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram atacados a tiros quando iniciavam uma “operação emergencial” na comunidade.

O objetivo era prender chefes do Comando Vermelho escondidos na Vila Cruzeiro. A polícia afirma que lideranças da facção em outras favelas do Rio — como Jacarezinho, Mangueira, Providência e Salgueiro (São Gonçalo) — e até de estados do Norte e do Nordeste também estão abrigados na Penha.

Confrontos perto de mata
Um helicóptero blindado da PM dava apoio aos agentes em terra. Os confrontos se concentravam na parte alta da Vila Cruzeiro, perto de uma área de mata.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a moradora estava na Rua Dionísio, na Chatuba, na parte baixa do complexo, quando foi atingida.

Policiais apreenderam treze fuzis, quatro pistolas, doze granadas e uma quantidade grande de drogas, ainda não contabilizada. Dez carros e vinte motos foram recuperados.

Tiros logo cedo
Os tiros começaram a ser ouvidos por volta das 4h.

“Quatro horas da manhã começou operação aqui na Vila Cruzeiro. Muito tiro, mas muito tiro mesmo. Os policiais do Bope entraram aqui com vários carros. E a bala tá comendo”, afirmou um morador.

Vídeos enviados ao Bom Dia Rio mostram blindados entrando na comunidade.

O tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM, disse que os confrontos continuam e o objetivo é localizar criminosos de outros estados que se escondem na Vila Cruzeiro.

"Nesse momento ainda temos confrontos na área de mata. Na área construída estamos fazendo uma varredura com policiais do Bope e da Polícia Rodoviária Federal".

"O objetivo ainda está mantido de buscar criminosos de outros estados que estão buscando abrigo aqui com essa facção criminosa, que opera na Vila Cruzeiro, no Jacarezinho, na Mangueira, na Providência e no Chapadão. Eles estão hospedando criminosos de outros lugares, entre eles, criminosos do Pará, que determinaram a morte de mais de 13 agentes públicos somente este ano".

Segundo Blaz, o Comando Vermelho, facção criminosa da Vila Cruzeiro, é responsável pela maior parte dos confrontos no RJ.

"Precisamos desbaratar essa quadrilha que já é hoje responsável por mais de 80% dos confrontos armados do Rio de Janeiro. Essa facção criminosa que opera ali na região da Vila Cruzeiro atua numa campanha expansionista em todo o nosso estado".

O tenente-coronel disse ainda que a morte da moradora da Chatuba é uma "realidade trágica".

"Estamos falando de um confronto armado em que se usam armas de guerra, munições de alta velocidade, que cruzam longas distâncias. Segundo informações, ela teria sido atingida logo no início da operação quando criminosos estavam atacando os policiais. O sentido do tiro aponta para esse lado, a perícia já foi feita, já temos o corpo removido. Logicamente, esse resultado logo no início da operação já nos desestimula. Ele já é um fato lamentável, muito lamentável, uma família impactada por um resultado desse, da violência".



Publicado em 24/05/2022 ás 15:05
Ver completa.